top of page
Buscar

21ª edição do ATL - Acampamento Terra Livre

ree

No último dia 11 de abril, em Brasília, aconteceu o encerramento da 21ª edição do Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país que durante uma semana, realizou discussões e mobilizações no Distrito Federal em nome da garantia dos direitos humanos e de território.


ree

Em meio a marchas, plenárias e mesas de debate, o evento que marcou 20 anos da mobilização indígena, teve como palavra de ordem “A resposta somos nós”, colocando em perspectiva o acelerado processo de destruição ambiental pelo atual modelo econômico no mundo, reivindicou a demarcação de terras, se opôs ao Marco Temporal e pautou a urgência da COP 30 com representação dos povos indígenas. 


A presença das crianças indígenas e não indígenas reivindicando agência sobre o futuro, foi marcante apontando para uma perspectiva fundamental para o futuro. Houve a entrega de um documento das reivindicações das crianças para a Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.


ree

No dia de 10 de abril, houve uma marcha em frente ao Congresso Nacional, que busca aprovar o Marco Temporal desrespeitando diretamente os direitos constitucionais dos povos indígena do Brasil com apoio do STF que criou uma mesa de conciliação no tema sem representações indígenas , que foi recebido com tiros e bombas pela Polícia Legislativa, ferindo até a Deputado Federal Célia Xakriabá (PSOL). 


ree

As reivindicações foram consolidadas na carta que consolidou as discussões.


 
 
 

Comentários


bottom of page