
Nossa missão é proporcionar, através dessa plataforma, a produção e disseminação de conhecimento crítico e teórico, com o objetivo de fortalecer a luta. A realidade contemporânea obriga o desenvolvimento da teoria crítica, junto a sua atualização para que a materialidade seja contemplada.
A Clio

Marcos Morcego
Editor e articulista

Márcio Paulo
Coordenador, editor e comunicação
Márcio Paulo é professor, membro do podcast Ponta de Lança, pesquisador de Geopolítica e Cultura do Continente Africano.
Manifesto
A Clio é uma revista online, mas também um coletivo político que atua para fortalecer a conscientização social e histórica dos trabalhadores no âmbito digital. A propagação da internet nos incita a estarmos aqui.
O reacionarismo, graças ao patrocínio do capital, está presente e produz a grande parte do conteúdo que é veiculado na mídia burguesa, seja ela física ou digital. Portanto, estamos disputando espaço pela politização dos subalternizados!
Marcos Morcego é comunicador político pela Caverna do Morcego, estudante de Ciências Sociais (FFLCH-USP), pesquisador sobre Identidade, Território e Organizações Políticas e autor do livro "Por uma implosão da Sociologia".

Rafael Torres
Editor geral, revisor e tradutor
Rafael é historiador de formação e pós-graduando em Serviço Social, Ética e Direitos Humanos, educador e comunicador popular, militante com atuação no movimento de moradia, e pesquisador sobre Neoliberalismo e História Econômica. É autor de um dos capítulos do e-book "Os Desafios para a Revolução Brasileira" abordando o marxismo ocidental.


Vinicius Souza
Editor, articulista e tradutor
Vinicius Souza é historiador de formação com pós-graduação em Direitos Humanos e Lutas Sociais pelo CAAF-UNIFESP. Educador Popular com atuação no movimento negro e movimento de moradia. Foi professor da rede pública de SP. Em 2021, lançou o livro "Há uma Revolução Mundial em andamento: discursos de Malcolm X" pela LavraPalavra Editorial. Foi coordenador no Centro de Estudos Marxistas (CEM). Atualmente integra o Instituto Hauçá. Possui experiência de pesquisa e atuação com os temas: filosofia política, promoção da igualdade racial, direitos humanos e participação social.

Paula Santos
Editora
Paula Santos de Jesus é assistente social, co-fundadora do Coletivo Negro Saúda, da Faculdade Paulista de Serviço Social, militante e pesquisadora sobre a cultura hip-hop no Brasil. Atua em Direitos Humanos há 8 anos, tendo experiência em acolhimento e direcionamento de denúncias de violações de direitos, gestão de políticas públicas e atendimento social com adolescentes em acolhimento institucional. Pesquisadora das relações raciais com foco no abolicionismo penal, foi a primeira coordenadora da Política Municipal de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional e Familiares, em São Paulo. É co-fundadora do instituto Hauçá, e possui experiência de pesquisa e atuação com os temas: promoção da igualdade racial, direitos humanos, abolicionismo penal, políticas públicas e serviço social.

Bruno da Silva Amorim
Editor
Lucas Oliveira
Editor
Lucas é professor na rede pública, leciona História e Sociologia; pós graduando em Educação em Direitos Humanos pela UFABC; pesquisador sobre Violência do Estado, Gênero e Sexualidade, Educação e Direitos Humanos.

Pedro Silva
Editor, revisor e tradutor
Bruno da Silva Amorim é militante anarquista, psicanalista e Assistente Social em formação e integra a escola livre Bibliopreta, onde colabora com iniciativas voltadas para a educação popular, acervos e traduções. Também faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa Mabel Assis, da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), onde se dedica à pesquisa sobre as relações étnico-raciais no Brasil. Investiga não só as condições que possibilitam a violência racial mas, antes, as formas de recusa e fuga que possibilitaram o quilombo com o projeto “Sinto falta de apenas ensaiar o balançar da existência: preposições generativas de socialidade negra sobre recusa e fuga”. Além disso, é tradutor da obra "Mais uma vez, subcomuns: poética e hapticalidade", de Fred Moten e Stefano Harney (GLAC Edições, 2024).
Bacharel em Geografia e mestre em Integração da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Apresenta o podcast Marxismo Periférico, dedicado ao pensamento marxista de autoras e autores da Ásia, África e América Latina.